Técnico em Fruticultura: como pode atuar?
O Brasil é o terceiro o maior produtor mundial de frutas, ficando atrás apenas da China e da Índia — isso é um indicativo de que se tornar um Técnico em Fruticultura pode ser um caminho de sucesso.
Com lavouras espalhadas por todo o país, a diversidade é fator de destaque na produção brasileira de frutas. De Norte a Sul, cada região do Brasil tem a cultura que mais se adapta ao seu tipo de clima predominante. Banana, laranja, melancia, uva, maçã e abacaxi lideram as produções brasileiras.
O trabalho do Técnico em Fruticultura
O Técnico em Fruticultura atua no planejamento, na execução e no controle dos processos da cadeia produtiva das frutas, dominando as principais técnicas das etapas que vão desde a escolha da cultura a ser plantada até a comercialização.
O seu papel é trabalhar em parceria com o produtor rural no desenvolvimento dos processos de produção da fruta e implantação do pomar, sempre levando em conta a qualidade da fruta produzida e do empreendimento. Também pode contribuir na realização do diagnóstico e planejamento estratégico e operacional do negócio.
Empregabilidade na fruticultura
A fruticultura gera em torno 6 milhões de empregos e ocupa 16% da mão de obra agropecuária do país, e vem ganhando cada vez mais espaço com as exportações para o exterior.
De acordo com a Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados (ABRAFRUTAS), só no primeiro trimestre de 2020 o Brasil exportou mais de 234 mil toneladas de frutas, alcançando um faturamento de 183 milhões de dólares.
Em relação ao mercado de atuação, o profissional Técnico em Fruticultura pode trabalhar em empresas grande, médio e pequeno porte ou até mesmo de forma autônoma, encontrando espaço em propriedades rurais, empresas de consultoria de produção de frutas, agroindústrias, instalações agrícolas, casas comerciais, cooperativas, laboratórios, entre outros.